3.12.15

Justiça considera Oscar Pistorius, o Blade Runner, culpado de assassinato em primeiro grau

A Suprema Corte da África do Sul considerou Oscar Pistorius, recordista paraolímpico de 100 m e 200 m, que matou sua namorada em fevereiro de 2013, culpado de assassinato em primeiro grau (com intenção de matar).

A decisão da Corte, anunciada hoje, modifica o resultado do julgamento de primeira instância, que havia condenado Pistorius por homicídio culposo –em que não há intenção de matar.

Pistorius, velocista biamputado conhecido com Blade Runner, por usar lâminas especiais para corrida, executou Reeva Skeenkamp com quatro tiros de espingarda. Ela estava no banheiro do apartamento em que os dois moravam.

O corredor, primeiro biamputado a participar de uma Olimpíada (Pequim-2008), alegou que imaginou que havia um invasor em sua casa. Não viu quem estava no banheiro, pois a porta estava fechada. Não pretendia matar ninguém, apenas se defender.

No primeiro julgamento, sua versão foi aceita, e ele foi condenado a cinco anos de prisão –cumpriu um ano em regime fechado e agora estava em prisão domiciliar.

Agora, os juízes consideraram que, ao disparar com a espingarda, ele assumiu o risco de matar alguém que estivesse do outro lado da porta. E, se pretendia apenas assustar um eventual invasor, por que disparar quatro vezes?


Ainda não foi definida a data para o anúncio da nova pena.

No comments:

Post a Comment