23.2.17

Doutor Rosarinho, chegando aos 90 anos, dá dicas para correr com saúde e alegria

Até quando é possível correr? Com que idade é mais prudente descalçar os tênis e deixar de lado os calçados de corrida, os meiões, o cronômetro, a caneta gravando quilômetros?
Sabe-se lá. De vez em quando, alguém deita falação sobre isso, baseando-se em argumentos supostamente científicos.
Ou, sem quaisquer argumentos, filhos, parentes e amigos infernizam a vida do corredor provecto dando-lhe a gentil informação de que ele ou ele não é mais crianças e deveria parar com essas aventuras.
Filho de lavradores, João Rosário é prova viva de que a diversão não precisa parar nunca –ou, pelo menos, não antes que a gente queira. Preparando-se para, em dezembro próximo, completar 90 anos, corre pelo menos três vezes por semana, dedicando outros dias para caminhadas e trabalho de força.
Os exercícios especiais variam. Agora, por exemplo, tem se dedicado, pelo menos uma vez por semana, a treinos subindo e descendo as escadarias em seu prédio de dez andares. Se os joelhos aguentarem, diz ele, pretende participar de uma prova nas escadarias do Monte Serrat, em Santos.
Foto Eleonora de Lucena - 12 de fevreiro de 2017
Ele foi um dos corredores que me deram a honra de compartilhar comigo a etapa final do projeto 600 quilômetros aos sessenta anos. No último dia 12, corremos juntos na avenida Paulista, e hoje fui correndo até a casa dele, em Osasco, para agradecer sua presença.
Encontro de corredores em apartamento não funciona. Saímos os dois até um belo parque nas redondezas, o parque Fito, onde rodamos alguns quilômetros por uma alameda tranquila, coberta de sombra.
Conseguimos não ser atacados pelo exército de gansos que circula na área, protegendo seus domínios com energia, e conversamos um monte sobre as corridas do passado e nossos sonhos para o futuro.
Rosarinho, por exemplo, está planejando como será o cartaz que vai levar na São Silvestre deste ano, que será parte dos festejos de seu nonagenário –nasceu no dia 20 de dezembro de 1927.
Organiza ainda planos para mais além: já escreve as linhas do poema que vai declamar para sua muito amada Elza nas bodas de diamante do casal, que vai completar em 2019 sessenta anos de casório.
Em entrevista transmitida ao vivo na manhã de hoje, ele contou um pouco de suas experiências e ainda declamou o Poema do Corredor e trecho da poesia com que pretende saudar a permanência do casal. Guardei o vídeo especialmente para você; clique na imagem abaixo e se delicie com a sabedoria e a alegria do Dr. Rosarinho.


VAMO QUE VAMO!!!

Percurso do dia 23 de fevereiro de 2017  - Trajeto A – até Osasco


12,96 km percorridos em 2h12min31

Trajeto B – no Parque Fito, Osasco

2,98 km percorridos em 36min12

Acumulado no projeto 60M60A

459,13 km percorridos em 86h23min14

No comments:

Post a Comment