18.10.17

Torcidas progressistas defendem Pacaembu e apoiam ato em homenagem a Carlos Lamarca

O topo do mundo –ou, pelo menos de uma parte de São Paulo—foi o destino de meu percurso de hoje na terceira etapa de minha série de oito corridas em homenagem a Carlos Lamarca, nascido em 23 de outubro de 1937 –faria oitenta anos na próxima segunda-feira, se não tivesse sido covardemente assassinado em 17 de setembro de 1971 na região de Pintada, Brotas de Macaúbas, Bahia.
Depois de mais de catorze quilômetros de corrida, cheguei à avenida São Luís, onde fica o edifício Louvre, uma das obras-primas projetadas na década de 1950 pelo arquiteto João Artaxo Jurado.
Da cobertura, onde há piscina e área para caminhadas, a vista é sensacional: de um lado as curvas do Copan, de outro as copas das árvores da praça Dom José Gaspar e o desenho da biblioteca Mário de Andrade, mais ao longe a catedral da Sé e quanto mais o visitante conseguir perceber entre os meandros dos edifícios paulistanos.

Foi lá que gravei entrevista com o arquiteto Henrique Ferraz, um dos cérebros por trás do blog Teóricos do Futebol e participante do movimento de torcidas progressistas Agir --Arquibancada Ampla, Geral e Irrestrita.
A Agir faz parte de um movimento em defesa de São Paulo contra a sanha privatista do presente alcaide. Também integra o seleto grupo de organizadores do ato LAMARCA VIVE!, que será realizado na próxima segunda-feira.


Conversamos sobre as origens da Agir e sobre as lutas pela democratização do esporte e da própria cidade de São Paulo. Ele explicou tudo tintim por tintim, razão pela qual preferi reproduzir aqui a fala dele em vídeo do que “traduzir” tudo para o texto. Clique na imagem abaixo e acompanhe a nossa conversa, que está recheada de informações sobre os movimentos progressistas da cidade.



VAMO QUE VAMO!!!


PS.: CLIQUE AQUI para saber mais informações sobre o evento da próxima segunda-feira. Se puder, já deixe avisado que você haverá de comparecer; se for de seu agrado, compartilhe com seus amigos das redes sociais. Obrigado.

No comments:

Post a Comment