6.10.15

Confira avaliação da linha de tênis de corrida da Skechers


Acabo de testar a linha de tênis de corrida da Skechers, empresa norte-americana que se notabilizou por lançar calçados esportivos de baixo custo relativo.

Conquistou boa fatia do mercado de frequentadoras de academia no final da década passada com o lançamentos dos calçados shape-ups, que prometiam reforçar a musculatura de coxas e bumbum. 

A promessa custou caro à empresa, que foi processada por agentes reguladores de mercado dos Estados Unidos, acusada de propaganda enganosa. Não foi condenada, mas fez acordo para acabar com a ação judicial.

Águas passadas, a Skechers tratou de ampliar seus investimentos no mercado de calçados de corrida, fazendo logo de cara a contratação de um excelente garoto-propaganda.

Em 2010, aos 35 anos, o medalhista olímpico Meb Keflezighi terminou a maratona de Nova York em um modesto sexto lugar. No ano seguinte, recebeu da Nike o bilhete azul: seu contrato não foi renovado.

Pois a Skechers, que lançara em 2010 sua divisão de calçados de performance, aposto no cara. E viu sua estrela chegar em quarto lugar na maratona olímpico de Londres-2012. Melhor: Meb se tornou, em 2014, o primeiro norte-americano a vencer a maratona de Boston desde 1983!!! (saiba mais sobre a contratação neste texto em inglêsAQUI).

Claro que a empresa lançou um tênis de corrida com o nome de sua estrela. O GOmeb Speed 3 é o calçado mais especial entre os que testei. Foi desenvolvido com a colaboração do próprio maratonista, que usou o dito cujo em provas de grande exposição midiática.

Além do GOmeb, experimentei também o GOrun 4, mais modernoso da linha performance hoje disponível no país, o GOrun Ultra 2 e o GOrun Ride 4. Fiz de três a cinco corridas com cada um deles, além de usá-los também em várias caminhadas –a exceção foi o GOmeb, e já explico por quê.

A principal razão é que cada vivente tem um corpo, e nem tudo o que serve para uma pessoa serve para outra.

O tal calçado de maratonas criado com base em opiniões do maratonista olímpico dos EUA com certeza deve ser muito bom para alguém leve, rápido, com pés finos e baixos, que faz treinos de pouca duração. Tudo o contrário deste seu criado, que é gordinho, lento, tem pés chatos, altos e largos.

Para piorar as coisas, o desenho do cabedal do calçado faz com que ele seja bem justo sobre o peito do pé, apertando vigorosamente a parte lateral. 

ara corredores rápidos, isso talvez faça sentido. Não para mim. Vai daí que usei o calçado do Meb em apenas um treino. Achei que seria um risco seguir com a experiência.

O GOrun 4 é um pouco melhor para as minhas dimensões. Tem mais amortecimento do que o GOmeb e é bastante confortável e leve.
Seu cabedal se ajusta carinhosamente sobre os pés. 

A chamada toebox, área da frente do calçado, é bem larga, o que me agradou bastante –apesar de ser o número 11, e não o 11,5, que costumo usar, não ficou apertado. Mas ainda está mais próximo do mundo minimalista do que me parece confortável.

Já os outros dois modelos me conquistaram pelo conforto, leveza e alto grau de amortecimento.

O Ultra2 chega a ser meio monstro, com camada de borracha bem gordota e bastante flexível. O design do solado induz o corredor a uma passada que começa pelo meio do pé.

Nas primeiras caminhadas e corridas, a sensação é de instabilidade –algumas vezes, quase bambeei o pé--, mas a gente se acostuma e logo passa a aproveitar o ótimo amortecimento do calçado.


Espécie de meio termo entre o GOrun 4 e o Ultra 2 no que se refere a peso e amortecimento, o Ride 4 inspira confiança logo de cara. Tanto que, na primeira vez que o coloquei nos pés, já saí para um treino de 15 quilômetros.

Não tive problemas maiores e gostei da leveza do calçado –estou acostumado a tênis mais pesados e um pouco menos flexíveis.

Enfim, me parece uma linha de tênis para treino e corrida que vale a pena ser examinada na hora da compra de novos calçados.

Os preços podem ser fator decisivo na hora da escolha, pois são bem mais baixos que os de marcas mais conhecidas no mercado brasileiro.

O Ride 4, por exemplo, tem preço de lista de R$ 299,99, mas já vi na internet com desconto de 10%.


3 comments:

  1. olá bom dia ... tenho uma pergunta : tu achas que o go run 4 pode ser usado por corredores com 80kg com o pace de 6min/km para 21 km, por exemplo ou até mais ?????

    ReplyDelete
    Replies
    1. Oi, Jefferson. Eu não usaria. Como disse no texto, apesar de ser bastante confortável, está mais próximo do mundo minimalista do que os tênis que costumo usar e nos quais confio mais. Entre os quatro modelos, achei o Ride 4 melhor

      Delete
  2. Oi, Jefferson. Eu não usaria. Como disse no texto, apesar de ser bastante confortável, está mais próximo do mundo minimalista do que os tênis que costumo usar e nos quais confio mais. Entre os quatro modelos, achei o Ride 4 melhor

    ReplyDelete