QUEM SOU EU

Sou jornalista, gaúcho, gremista, cachorreiro, ultramaratonista e escritor. Casado, tenho duas filhas maravilhosas.
Nasci em Porto Alegre em 14 de fevereiro de 1957. Publiquei meu primeiro texto em jornal aos seis anos, na página infantil do "Correio do Povo", e sou jornalista desde 1975, mestre em Teorias da Inteligência e Design Digital (PUC-SP).
Dediquei mais da metade de minha vida profissional, que já se estende por mais de 40 anos, à cobertura da área de alta tecnologia. Minhas primeiras reportagens nesse campo foram publicadas lá por 1983 nas páginas de economia do “Hora do Povo”, então um aguerrido jornal de oposição à ditadura militar.
A partir do ano seguinte, tive a satisfação e a honra de integrar a equipe de “Dados&Ideias”, primeira revista de informática do Brasil, nascida no Serpro e, na minha época, sob a égide do grupo gazeta Mercantil.
Trabalhando na “Folha de S. Paulo”, onde estive de 1990 a 2017, atuei na editoria de informática por quase vinte anos, sendo 16 deles como editor do caderno de alta tecnologia (Informática, Tec).
Depois de uma vida de sedentarismo, comecei a correr em 1998. Logo virei maratonista e resolvi rodar o mundo atrás de provas belas e complicadas. Já corri na Grande Muralha da China e no Alasca, na Islândia e na ilha de Páscoa, na Grécia e na África do Sul.
Fiz mais de 35 corridas de longa distância, de maratonas a uma ultra de cem quilômetros.
Publiquei em 1976 o livro de contos “Abertura 1812″ (ed.Movimento). Depois de começar a correr, produzi “Maratonando – Desafios e Descobertas nos Cinco Continentes” (ed. Record, 2006), de reportagens sobre minhas aventuras corridas, e “+Corrida”, com textos selecionados do blog e da coluna que assinava no caderno “Equilíbrio”, da "Folha".
Aposentado desde setembro de 2014, fiz no Alasca minha primeira maratona na nova condição, o que resultou no livro "Alce do Alasca" (a publicar), que traz uma seleção de textos do blog Vamo que Vamo!!!.
Antes, de dezembro de 2013 a janeiro de 2014, fiz uma jornada de 460 quilômetros pela cidade de São Paulo, documentando o percurso em blog na Folha, reportagens publicadas na revista “sãopaulo” e no jornal, assim como vídeos no TV Folha.
Outros projetos especiais combinando corridas e reportagens são “Maratonando com o MST”,  em que divulgo a corrida como forma de ganhar qualidade de vida e produzo reportagens sobre a ação e os construtores do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra; e “Corrida por Manoel”, que teve quarenta corridas e reportagens em memória aos quarenta anos do assassinato do metalúrgico Manoel Fiel Filho.
Primeiro integrante do grupo MarathonManiacs na América Latina, sou cofundador da equipe Nossa Turma e do grupo Corredores Patriotas Contra o Golpe.
Gosto de chocolate, água gelada, mamão, banana e melancia, além dos Beatles e dos Rolling Stones, Chico, Tchaikovsky, Bidu Sayão e Rita Lee.

1 comment:

  1. Tchê, tu és fodão mesmo. Corintiano e Gremista (meus únicos times, além é claro da seleção brasileira)no que pelo que disse ontem somos iguais tb. (só que na ordem contrária), no restante só não suporto água gelada. Aquele abraço meu caro amigo!

    ReplyDelete