60 MARATONAS AOS 60 ANOS

O QUE É: projeto cultural-esportivo-jornalístico realizado pelo jornalista, escritor e ultramaratonista Rodolfo Lucena, que chega aos 60 anos e tenta desafiar a idade e a distância ao mesmo tempo em que conta histórias do mundo da Terceira Idade, seus desafios e suas conquistas.
Ao ingressar oficialmente na Velhice, o jornalista iniciará uma jornada que, ao longo do ano, vai cobrir distância equivalente à de 60 maratonas – 2.532 quilômetros.
No percurso, vai produzir textos, fotos e vídeos sobre a experiência, sobre personagens que encontrar no caminho e, principalmente, sobre a questão do exercício, da saúde e da qualidade de vida na terceira idade.
Treinamento, nutrição, educação, depressão, alegria, filhos, netos, paixões são alguns dos temas abordados nesses milhares de quilômetros.
A jornada não trata de quebrar recordes nem de enfrentar duríssimos desafios. É apenas o caminho de um homem comum que luta contra o tempo e se agarra à vida com todas as suas forças.
Além de suas jornadas solitárias, o jornalista-corredor-velho vai participar de corridas de longa distância pelo mundo afora, trazendo para seu leitorado experiências inéditas, procurando mostrar que sonhos podem ser realizados e que limites podem ser ampliados, horizontes expandidos.

COMO O PROJETO SE DESENROLA: será produzido um blog especialmente dedicado a acompanhar as aventuras do jornalista e corredor, que também abrigará debates sobre as condições de vida e de trabalho da população maior de 60 anos e dos aposentados em geral (mesmo mais jovens); haverá vídeos, fotos, entrevistas; enfim, uma produção bem movimentada, aos moldes de outros projetos já desenvolvidos pelo autor.
O jornalista poderá participar de debates sobre a condição humana e ajudar a formar grupos de veteranos que se dediquem à prática esportiva ou simples atividade física.

RODOLFO LUCENA tem 59 anos e é jornalista desde 1975, mestre em Teorias da Inteligência e Design Digital. Criou em 2006 o blog +Corrida na Folha.com.br  --o primeiro do gênero em um portal de jornal de grande circulação. Atuou na Folha de S. Paulo de 1990 a 2016, tendo por sido por 16 anos editor dos cadernos “Informática” e “Tec” (1995-2011).
Depois de uma vida de sedentarismo, começou a correr em 1998 e logo virou maratonista: passou a rodar o mundo atrás de provas belas e complicadas. Já fez mais de 30 corridas de longa distância, de maratonas a uma ultra de 100 quilômetros.
Publicou em 1976, aos 19 anos, o livro de contos “Abertura 1812" (ed.Movimento). Hoje ultramaratonista, é autor de “Maratonando – Desafios e Descobertas nos Cinco Continentes” (ed. Record, 2006), de reportagens sobre suas aventuras corridas, e de “+Corrida”, com textos selecionados do blog e da coluna que assinava no caderno “Equilíbrio”, da Folha.
Aposentado desde setembro de 2014, fez no Alasca sua primeira maratona na nova condição, o que resultou no livro "Alce do Alasca" (a publicar), que traz uma seleção de textos do blog Vamo que Vamo!!!, criado especificamente para o projeto (www.lucenacorredor.blogspot.com).
Antes, em dezembro/2013-janeiro/2014, realizou uma jornada de 460 quilômetros pela cidade de São Paulo, documentando o percurso em blog na Folha, reportagens publicadas na revista “sãopaulo” e no jornal, assim como vídeos no TV Folha.
Outros projetos especiais combinando corridas e reportagens são  Maratonando com oMST”,  em que divulgo a corrida como forma de ganhar qualidade de vida e produzo reportagens sobre a ação e os construtores do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra; e “Corrida por Manoel”, que teve 40 corridas e reportagens em memória dos 40 anos do assassinato do metalúrgico Manoel Fiel Filho.


No comments:

Post a Comment