16.10.15

Confira avaliação do Ignite XT, novidade da Puma para corridas

Ignite XT - Divulgação
Fazia tempo que eu não testava um calçado de corrida da Puma. Se bem me lembro, o último que avaliei foi o Puma Mobium, que prometia uma “corrida adaptativa” –segundo a propaganda, o solado se expandia e contraía de acordo com a passada.

O tênis era muito bonito e levíssimo, mas nem um pouco adequado para corredores como eu, que sou lento e pesado.

Também não senti, nos testes, os tais movimentos do solado que prometiam tornar a corrida mais natural (talvez porque eu faça muito esforço para correr; não sou um atleta de nascença).

Bueno, passados pouco mais de dois anos, volto a avaliar um tênis da Puma, também lançado com pompa e circunstância –na apresentação internacional, teve até a cantora Rihanna, além de embaixadores mais ligados ao mundo do atletismo, como o homem mais rápido do mundo, o jamaicano Usain Bolt.

O tênis é o Ignite XT, evolução da linha Ignite, que tem desenho feérico como o nome pressupõe.

Só de olhar, dá para perceber que, desta vez, é uma calçado para corredores comuns: a sola tem boa camada de borracha e a área do calcanhar é mais alta do que a da frente do pé.

A primeira impressão foi confirmada quando calcei o tênis. É bem confortável e, diferentemente do outro modelo da Puma que avaliei, oferece um bom espaço para a parte da frente do pé. O dedo mingo agradece.

Fiz uma meia dúzia de corridas e caminhadas com o Ignite XT, completando cerca de 80 quilômetros. Não percebi o tal “maior retorno de energia” prometido pela propaganda do modelo.

Aliás, esses clichês são difíceis de entender e mais difíceis ainda de confirmar. Afinal “maior retorno” do que o oferecido por qual calçado? Como se mede isso? Como foi medido no caso específico do Ignite XT?

Não digo que a afirmação do material de divulgação não seja verdadeira. Imagino, porém, que ela só possa ser medida com testes específicos.

O que dá para comprovar, no asfalto e na terra, é que o calçado de fato é muito confortável e que oferece um bom amortecimento. 

Talvez o solado no calcanhar seja até flexível demais –em descidas mais fortes ou quando acelerei um pouco mais tive a sensação de que a borracha cedia demais. Mesmo assim, de modo geral a sensação é de segurança na passada –pelo menos, nas distâncias que percorri, de até 20 km.

Lingueta abre só de um lado - Foto Rodolfo Lucena
Não vi no material de divulgação nada explicando a razão e o por quê dessa novidade. Estranhei nas primeiras vezes em que coloquei o calçado, na hora de dar aquela puxada final na lingueta antes de amarrar o cadarço. Mas não senti diferença nenhuma em relação a conforto ou falta de conforto.

Longe do mundo minimalista, o XT pesa 286 gramas, o que é bastante razoável para calçados com bom amortecimento –um modelo que testei recentemente pesa 264 gramas. E continua abaixo do peso dos modelos mais tradicionais (o que uso para correr maratonas pesa mais de 320 gramas).

Seu preço de lista é R$ 449,90, mais barato do que modelos de ponta das grandes marcas, mas acima dos preços oferecidos por marcas que tentam ampliar sua fatia de mercado no Brasil. De qualquer modo, é um calçado que vale experimentar.

2 comments:

  1. Bom artigo Rodolfo. Concordo com você sobre esse bla bla bla de devolver energia do calçado. O avanço do tênis diz respeito a distribuir a carga do contato inicial sem deformar-deformar - se demais o que aí sim seria perda de performance e sem se propor a corrigir a pisada. Se um tênis fizer isso já está ótimo. Para um tênis melhorar realmente a performance terá que investir em estabilidade de força para a frente do pé.

    ReplyDelete
  2. Eu tenho corrido bastante com tênis da marca puma, especialmente da linha faas. Considero-os leves e extremamente confortáveis, além de bem mais baratos que a maioria dos "tradicionais" tênis de corrida. Penso que essa é uma escolha muito pessoal, mas vale a pena experimentar!

    ReplyDelete