22.9.17

Caminhar pelas beiradas é um bom jeito de conhecer São Paulo

Hoje foi dia de encontro. Parti de madrugada para atravessar a cidade, cruzar linhas de trens e grandes avenidas, atravessar pontes, subir escadas, enfrentar pirambeiras, me esgueirar pelo trânsito infernal, me equilibrar nas calçadas traiçoeiras, tudo para me encontrar com uma turma que está caminhando num percurso que eles chamam de “pelas bordas de São Paulo”
Trata-se de um evento promovido pela Bienal de Arquitetura que está rolando na cidade (saiba mais CLICANDO AQUI). A ideia é do urbanista alemão Martin Köhler, que há oito anos vem fazendo caminhadas transversais por grandes cidades –começou em Seul, na Coréia.
Aqui em São Paulo, o rolê foi diferente: em vez de cruzar metrópole de uma ponta a outra, inventaram um trajeto por parte do contorno da cidade.
"O percurso pela geografia urbana paulistana e o registro de sua trajetória tem como objetivo desconstruir os significados atribuídos à dicotomia centro-periferia, insuficientes para descrever o espaço e sua experiência na metrópole. A caminhada oferece uma experiência de costura e articulação de agentes e práticas diversos no território. Enquanto prática política, a caminhada desvela a multiplicidade e potência da produção sociocultural ligadas ao território percorrido", teoriza Köhler, segundo material de divulgação distribuído pelo pessoal da Bienal.
A caminhada iniciou no dia 16 passado e vai até amanhã. As jornadas variam a cada dia: houve trechos de apenas sete quilômetros e outros de cerca de vinte quilômetros, devendo totalizar 120 quilômetros de caminhada.
Para me encontrar com a turma, hoje eu corri 17 quilômetros até o Jardim Damasceno, de onde sairia a penúltima perna do percurso. Com isso, sigo acrescentando quilômetros ao meu trajeto particular, que pretende totalizar neste ano distância equivalente à de sessenta maratonas.
Agora já faltam menos de quinhentos quilômetros, o que me deixa muito entusiasmado, pois crescem as chances de que eu venha efetivamente a cumprir, a vencer o desafio que coloquei para mim mesmo neste ano em que completo sessenta anos.
Os participantes da caminhada pelas bordas da cidade também estavam bastante entusiasmados com as próprias realizações, como você pode ver neste vídeo que produzi ao me encontrar com eles.



VAMO QUE VAMO!!!!

Percurso de hoje, 22 de setembro de 2017
17,03 quilômetros percorridos em 2h03min49


Acumulado no projeto 60M60A
2.036,66 quilômetros percorridos em 361h24min42


No comments:

Post a Comment