17.2.15

Ortopedista corre maratona, treinador pedala para o trabalho

Minha turma é demais.

Estou falando dos homens e mulheres que, em nome de suas empresas e instituições, decidiram apoiar com seu trabalho o projeto de devolver para o asfalto este punhado de músculos, ossos e gordura que me tornei ao longo do tempo. 

Eles esticam, puxam, orientam, incentivam, reclamam, comandam, sorriem e, de vez em quando, até aplaudem o nosso esforço para conquistar mais uma vez a tão querida maratona.

Querida em termos. A maratona é justa, ainda que perversa. É o que dizem, pelo menos. Se você treinar para ela, se preparar direitinho, comer, dormir e escovar os dentes três vezes ao dia, o que você treinou você faz no dia da prova.

Só que não. Dá vento contra, dá frio na barriga, dá tremedeira, a gente bate no vizinho, torce pé sem saber como, leva meia velha, leva meia nova, algum erro faz... 

Sei que, depois de mais de 30 provas de longa distância, ainda fico nervoso quando digo a mim mesmo: chegou a hora, você vai treinar para uma maratona.

Ainda bem que tenho esses apoiadores, o Instituto Vita e a Força Dinâmica.

O InstitutoVita eu conheci no final do século passado: o doutor Wagner Castropil, judoca que tem no currículo a participação na Olimpíada de Barcelona, terminou de me curar de minha primeira fratura por estresse, com o suporte da sensacional fisioterapeuta Maris Noronha, que hoje segue caminhos próprios.

Já o povo da Força Dinâmica me foi apresentado dez anos depois, por uma colega jornalista, que tinha a turma na mais alta conta: “Ele me tiraram do bico do corvo”, me disse ela quando reclamei de alguma das tantas dores que me afligem ao longo dos anos.

No Vita, a bem dizer, virei móveis e utensílios: talvez seja o paciente mais antigo na instituição, que cresceu aos montes desde aquele tempo em que atendiam em algumas salas na Capote Valente; hoje são várias unidades, incluindo uma monumental no Anhembi.

Lá, quem cuida dos meus ossos é o ortopedista Henrique Cabrita, que começou a me acompanhar no início deste século. Nas primeiras consultas, dava até medo de falar com o cara, que, além de ser gigante, é ex-jogador de rúgbi: “Menos que fratura exposta é mimimi para ele”, rezava uma lenda apócrifa.

Que nada, o sujeito é de uma gentileza sem par e, com o passar do tempo, até virou maratonista  =a estreia dele, em 2007, está registrado em meu outro blog, que VOCÊ PODE CONFERIR AQUI (tem de rolar a página até chegar ao texto sobre a maratona de Paris).

Na reabilitação, o comando está com a osteopata Luciana Mameri, que todo mundo conhece por Luca. Ela é formada  pela Escola Britânica de Osteopatia, onde também foi professora. Ficou em Londres até 2007, atuando ainda  na Clínica Winchmore de Osteopatia, no Hospital Saint Leonards, no departamento de pós-graduação do Hospital Chase Farm. Está no Brasil desde 2007 e começou a me atender em 2011 –junto com o pessoal da Força Dinâmica, me deu esperanças de voltar a correr maratonas (e, de fato, consegui correr duas em 2012 e uma em 2013).

Mas já falo da turma da FD.

Antes, é preciso lembrar que, semana atrás de semana, quem me desempena a coluna e ajeita o quadrado lombar é a fisioterapeuta Graziella Candido. Apesar de superjovem, tem bastante experiência. Já trabalhou com atletas olímpicos e hoje ajuda a juntar os cacos de gente como eu.

No Vita, porém, a tarefa mais complicada talvez seja a da nutricionista Andrea Matarazzo. Como a Grazi, tem menos da metade da minha idade. Às vezes me pergunto, invertendo a questão da música: será que dá para confiar em quem tem menos de 30 anos?

A minha experiência mostra que dá, mas tenho dúvida se a experiência de Andrea como corredora de aventura –-além de seu conhecimento científico, é claro-- será suficiente para me ajudar a baixar a barriga, que venho cultivando com sorvetes e chocolates. A culpa não é dela –ou talvez seja, quem mandou escolher paciente tão turrão? 

E chego enfim à turma da Força Dinâmica, que é uma empreitada criada pelo fisioterapeuta Marcelo Semiatzh, que atualmente trabalha no seu doutorado na USP, e pelo treinador (ex-boleiro) Alexandre Blass, mestre em esporte de alto rendimento pela Universidade do Porto, ambos profundos estudiosos do movimento humano (foto a seguir).

A dupla criou um método de avaliação da postura, da marcha e da corrida, desenvolvendo proposta de como a gente deve aplicar a força no andar. O slogan do grupo, que pode soar até meio poético, é “postura em movimento”. Para entender melhor, confira alguns vídeos AQUI.

O certo é que eles recuperam gente que já tinha perdido as esperanças de voltar a praticar seu exercício predileto (como a minha amiga que pratica yoga e dizia estar “no bico do corvo”). 

Para mim, foi uma ajuda e tanto: começamos treinamento em maio de 2011, quando praticamente só andava mancando, e corri uma meia maratona inteirinha no segundo semestre, com direito até a sprint final.

Para tornar mais palpável as teorias que desenvolveram, produziram o livro “Força Dinâmica – Postura em Movimento”, que foi lançado no ano passado (saiba mais AQUI).

Marcelo gosta de pedalar e adora fazer fotos, tanto para usar em seu trabalho de avaliação postural quanto para se divertir. Alexandre tem o esporte no coração: hoje corre quando pode e pedala para o trabalho quase todos os dias. Ele é que prepara as planilhas e me orienta no treinamento –sobre isso ainda vou voltar a falar bastante nas páginas deste blog.

Bueno, eis aí um pouco do povo que está dando apoio e suporte para ajudar com que eu saia do quase-sedentarismo e volte a pode me chamar de maratonista. Vamos ver se dá certo.

Ah, antes de você ir embora, saiba que tive também uma importante colaboração para colocar de pé esse blog. O jornalista Gustavo Villas Boas, que trabalhou comigo no caderno Informática, da Folha, deu algumas horas de seu tempo e adiantou ótimas dicas para me ajudar a tourear os comandos do Blogspot. Hoje ele já não se prende nas quatro(centas) paredes de uma redação; virou empresário empreendedor e é um dos sócios do ótimo site de turismo “Muita Viagem” (confira AQUI um dos textos dele).


Vamo que vamo!

No comments:

Post a Comment