21.2.17

Governo Temer corta apoio ao programa brasileiro de atletismo

O governo Temer vai cortar verbas do programa brasileiro de atletismo. A Caixa Econômica Federal, principal mecenas no setor, ainda não renovou seu contrato com a Confederação Brasileira de Atletismo; quando o fizer, será em valores inferiores ao do ano passado, diz a CBAt. Um dos programas prejudicados é o apoio aos corredores de rua de elite, cujo futuro está, no mínimo, indefinido.
Os cortes foram confirmados pelo presidente da Confederação Brasileira de Atletismo, José Antonio Martins Fernandes, em mensagem que mandou para mim nesta segunda-feira (20.2) respondendo a perguntas enviadas por e-mail.
Fernandes disse que até agora o contrato da CBAt com a Caixa não foi renovado, o que era voz corrente entre atletas e treinadores nos últimos dias e vinha provocando muita preocupação sobre o futuro dos corredores de rua de alto rendimento.
Um treinador, que pediu para não ser identificado, disse: “Veio a surpresa. Nenhum atleta receberá a verba prevista no regulamento, ou seja, CBAt e Caixa Econômica Federal não cumpriram com o compromisso firmado diante de um contrato publicado inclusive no site da CBAt. (...) Não acho justo às vezes atletas deixarem de comer para realizar um sonho e dois órgãos de alto nível nacional e internacional fazer uma vergonha dessa com nossos atletas”.
De acordo com o regulamento do Ranking, os três mais bem classificados em cada categoria –masculino e feminino – recebem prêmio em dinheiro. A cerimônia de entrega está marcada para o dia 30 de março. O campeão leva R$ 10 mil, o segundo colocado, a metade, e o terceiro recebe prêmio de R$ 3.000.
Além disso, diz o regulamento, “os dez (10) melhores colocados no Ranking CAIXA CBAt em 2016, tanto no masculino como no feminino, integrarão o Programa Nacional CAIXA de Apoio a Corredores de Rua de Elite da CBAt para o ano de 2017, em conformidade com critérios a serem estabelecimentos pela CBAt”.
Atletas de alto rendimento acreditam que isso não está assegurado porque o contrato com a Caixa não foi ainda renovado.
Fernandes confirma: “De fato, não temos o contrato assinado com a Caixa, até esta data.”
Diz, porém, ter recebido informação da Caixa dando conta de que contrato seria renovado, com cortes de cujas dimensões ele ainda não tinha conhecimento. Isso vai provocar enxugamento em todos os programas da CBAt e até demissões no quadro de funcionários da entidade.
“Ainda não sabemos os valores, mas será com valores menores do que no ano de 2016, portanto todos os setores da CBAt terão cortes nos seus programas, atletas olímpicos, administração, federações, corte de pessoal. Logicamente este Programa de Corridas de Rua também irá sofrer cortes”, diz o texto da mensagem enviada pelo presidente da CBAt.
Ele afirma: “O Programa de Corredores de Rua foi pago durante o ano de 2016, resta apenas a premiação que será paga na festa (jantar), no dia 30 de março, a qual todos os atletas foram avisados desse jantar, assim como ocorreu no ano anterior. Portanto o programa foi realizado e pago relativamente no ano de 2016.”
De fato, porém, a ajuda de custo mensal paga em 2016 atendeu aos atletas vencedores do ranking de 2015. Os atletas vencedores do ranking de 2016 devem receber a ajuda de custo mensal ao longo deste ano, como consta do regulamento, que não especifica o valor da mensalidade.
E é esse dinheiro que será cortado, como deixa claro o texto do presidente da CBAt: “Quanto ao Programa de 2017, estamos em reunião a partir desta semana, com a Caixa, para ver qual a orientação sobre o Programa, mas haverá sim corte na verba e portanto os valores serão revistos”.
Fernandes acrescenta ainda que o governo Temer está atacando todo o mundo esportivo, reduzindo fortemente o apoio até agora dado por empresas estatais: “Todas as entidades esportivas (confederações) estão tendo cortes expressivos de verbas das estatais, não seria diferente com o Atletismo”.
Os 20 atletas vencedores do Ranking CAIXA CBAt de Corredores 2016 são os seguintes: Maria Regina Santos Seguins, Maria Aparecida Ferraz, Rosiane Xavier dos Santos, Marizete Moreira dos Santos, Joziane da Silva Cardoso, Luzinete Andrade dos Santos Miranda, Rozilene Silvestre de Jesus, Conceição Maria Carvalho de Oliveira, Adriana Domingos da Silva, Erika Maria José Vieira, Wellington Bezerra da Silva, Pablo Fagundes da Costa, Fabio Ramos dos Santos, Jonilson Pinto Prates, Vagner da Silva Noronha, Samuel Ribeiro, Mercio Silva Ferreira, Jurandyr Couto Junior, Willian Salgado Gomes, Ronaldo Ferreira Lopes.
Leia abaixo a íntegra da mensagem de José Antonio Martins Fernandes, presidente da CBAt, data de 20 de fevereiro.
A Caixa até agora não respondeu aos vários e-mails que enviei à sua assessoria de imprensa no dia 9 de fevereiro.



“Prezado Rodolfo Lucena
 Existem muitos boatos falsos em todas as áreas profissionais, no caso do Atletismo também existem. De fato, não temos o contrato assinado com a Caixa, até esta data.  Mas fomos informados pela Caixa que o contrato com o Atletismo será renovado, ainda não sabemos os valores, mas será com valores menores  do que no ano de 2016, portanto todos os setores da CBAt terão cortes nos seus programas, atletas olímpicos, administração, federações, corte de pessoal.
Logicamente este Programa de Corridas de Rua também irá sofrer cortes.
O Programa de Corredores de Rua, foi pago durante o ano de 2016, resta apenas a premiação que será paga na festa (jantar), no dia 30 de março, a qual todos os atletas foram avisados desse jantar, assim como ocorreu no ano anterior.  Portanto o programa foi realizado e pago relativamente no ano de 2016.
Quanto ao programa de 2017, estamos em reunião a partir desta semana, com a Caixa, para ver qual a orientação sobre o Programa, mas haverá sim corte na verba e portanto os valores serão revistos.
Todas as entidades esportivas (confederações) estão tendo cortes expressivos de verbas das estatais, não seria diferente com o Atletismo.
O Brasil passa por grave crise política e financeira, então todos teremos de fazer um esforço enorme para nos adequarmos à situação atual.
 Atenciosamente,

 José Antonio Martins Fernandes


Presidente”

No comments:

Post a Comment