14.4.15

Quarentão quebra recorde mundial da maratona na categoria veteranos

Tá certo que o cara está longe de nossa faixa etária e, ao que parece, não pretende se aposentar tão cedo. Mas, para o mundo das maratonas competitivas, em que o objetiva é levar uma grana para sustentar a vida, quarenta anos já é praticamente um ancião.

Mesmo assim, o queniano Keneth Mungara, 41, corre como um garotinho. Neste último domingo (12.4), detonou o recorde mundial da maratona, categoria veteranos, que já durava mais de dez anos.

Ele venceu a maratona de Milão em 2h08min44, o que lhe deu apenas dois segundos de vantagem sobre a marca anterior, estabelecida pelo mexicano Andres Espinosa em 2003, em Berlim.

Mungara vem “comendo pelas bordas” no circuito internacional de maratonas, participando de provas menos concorridas e com menor pagamento –foi quarto vezes campeão da maratona de Toronto, por exemplo.

Ele começou a correr há menos de dez anos, quando já tinha passado dos 30 e trabalhava em uma barbearia. Muitos de seus clientes eram corredores famosos, mas Mungara não dava muito por eles: “Posso ganhar desses caras”, pensava ele.

Não conseguiu, mas também não fez feio. Conquistou sua primeira vitória em Praga em 2008; lá também estabeleceu o melhor tempo de sua carreira, 2h07min36 em 2011.


Pode não ser grande coisa, considerando os resultados das grandes maratonas internacionais de hoje em dia. Mas, em toda a história, há apenas dois corredores brasileiros com tempos melhores do que o do veterano campeão: Ronaldo da Costa e Marílson Gomes dos Santos.

No comments:

Post a Comment