9.4.15

Turma dos velhinhos é a que mais cresce no mundo das maratonas

O grupo de corredores maiores de 50 anos é o que mais cresce no mundo das maratonas, segundo revelou recente estudo realizado por pesquisadores dinamarqueses que analisaram resultados de nada menos que 131 maratonas em todo o mundo, de 2008 a 2014.

Segundo o ex-corredor Jens Jakob Andersen, especialista em estatística que liderou o trabalho, trata-se do mais abrangente estudo de resultados de maratonas em toda a história: foram examinados dados de 1.815.091 concluintes de provas de 42.195 metros.

Para efeito da análise, os concluintes foram distribuídos conforme sexo, idade, tempo final, tempos intermediários e outros critérios, que darão origem a diversas pesquisas mais específicas.

Nem todas as maratonas tinham todos os registros; quando a sexo, por exemplo, foram identificados 1.423.160 concluintes –68,48% deles homens. Quanto às idades ou faixas etárias,  422.003 estavam adequadamente identificados.

As faixas etárias da terceira idade são as que apresentaram crescimento mais acentuado no período 2008-2014, como você pode notar no gráfico abaixo.



Mais especificamente, a classe de 65 a 69 é a que teve maior crescimento de participação, tanto para mulheres quanto para homens –entre estes, você pode notar que o crescimento mais forte é na faixa de maiores de 80 anos. Isso, no entanto, deve ser desconsiderado, segundo me disse Andersen, por causo do baixo número de participantes nesse segmento.

Também é notável o aumento da participação de mulheres veteranos, que é mais acentuado do que o de homens. Na categoria 50+, o crescimento da presença feminina é de 89,70%, contra 54,56% entre os homens. A diferença na faixa de mulheres de 60-64 é de cerca de 110%; na faixa seguinte, beira nos 150%!!!!

O coordenador da pesquisa, publicada no RunRepeat (cliqueAQUI para ler a íntegra do texto em inglês), na conversa que tive com ele, preferiu não formular hipótese sobre as razões dessa acentuada expansão na participação da turma mais velha.

Talvez a aposentadoria seja uma explicação. A vontade de retardar o envelhecimento pela prática de exercícios físicos e o uso da corrida como terapia e forma de ampliar o círculo de amizades também podem ser boas justificativas.

O certo é que os velhinhos estão firmes na paçoca, como a gente costumava dizer no Rio Grande do Sul quando eu era guri.


Vamo que vamo!

No comments:

Post a Comment