29.5.15

Ainda dá tempo para se vacinar contra a gripe, tudo 0800

A campanha de vacinação contra a gripe foi prorrogada e, agora, vai até dia 5 de junho (domingo). A turma dos veteranos, maiores de 60 anos, é um dos alvos do trabalho que, neste ano, tem como slogam “Contra a Gripe seu escudo é a vacinação”.

A vacina previne contra  três subtipos do vírus de gripe, que são A/H1N1, A/H3N2 e a influenza B.

Nadja de Souza Pereira, nutricionista da Associação Brasileira de Apoio aos Aposentados, Pensionistas e Servidores Públicos (ASBP), alerta que  é importante se vacinar todos os anos, pois o vírus sofre mutação constantemente.

“A vacinação é um dos métodos mais seguros de se prevenir o contagio da Influenza. Por meio dela, o paciente evita o desenvolvimento de pneumonias, tuberculoses, que são os tipos mais graves da doença”, diz ela.

Explica também que "é importante se proteger nesta época, antes da chegada do inverno, pois o organismo leva em média de duas a três semanas para criar a imunidade contra o vírus”.

A vacinação pode ter efeitos colaterais, como febre, mal estar, dor no corpo e dor no local da aplicação. A imunização é contraindicada para pessoas que já tiveram reações em doses anteriores ou para aqueles que têm alergia a ovo.

A gripe é um tipo de infecção respiratória causada pelo vírus Influenza e transmitida facilmente através do ar por meio de contato com secreções, expelidas por pessoas contaminadas. A transmissão é possível também quando a mucosa entra em contato com objetos. Os sintomas característicos da doença incluem dor de garganta, dor no corpo, febre, além de tosse e dores no corpo.

A forma mais eficaz de prevenção é a vacina.

Medidas simples, que cada um pode tomar no seu dia a dia, também ajudam. Algumas delas: lavar as mãos várias vezes ao dia, cobrir a boca e o nariz ao espirrar ou tossir, além de não compartilhar objetos com pessoas contaminadas.

Vale também evitar os locais abafados e com muita gente. 

Quando utilizar transporte coletivo, como ônibus, manter sempre as janelas abertas para o ar circular, mesmo em dias frios. A circulação de ar faz com que diminua a transmissão do vírus.

A nutricionista da ASBP afirma que uma alimentação equilibrada e saudável pode contribuir para o aumento da imunidade, melhorando a defesa do organismo contra a contaminação do vírus da Influenza.

Ela recomenda o consumo diário de frutas e verduras frescas, ricas em vitamina C (laranja, acerola, couve), alimentos fontes de ácido graxo ômega-3 (sardinha fresca, salmão, atum) e gengibre, por possuir excelente efeito antiviral.


Para saber mais sobre a campanha de vacinação, procure o posto de saúde mais perto de sua casa.

No comments:

Post a Comment