25.3.16

Carinho, abraço e canção marcam homenagem a Zuzu e Stuart Angel

“É tanta gente”, disse ela, baixinho, como a suspirar por dentro. “É tanta gente”, repetiu, e eu fiz coro com ela, de mãos dadas, a voz meio molhada de lágrimas, na ciranda que rodávamos em torno do Monumento em Homenagem aos Mortos e Desaparecidos Políticos.

Ela é Hildegard Angel, jornalista, ativista em defesa dos direitos humanos e órfã de mãe e irmão. Zuzu e Stuart lhe foram tirados pela ditadura militar que assolou o Brasil de 1964 a 1985. São dois dos 436 nomes –Tanta gente! Tanta gente!-- impressos no monumento que abraçamos hoje, no parque do Ibirapuera.

Fotos Eleonora de Lucena




Era o final da Caminhada por Zuzu Angel, etapa número 32 da CORRIDA POR MANOEL. Hildegard e o marido, Francis, vieram do Rio para participar da homenagem à mãe, mulher de coragem que infernizou a ditadura, deixou a repressão de cabelos em pé por sua tenacidade e galhardia, incansável determinação em descobrir o que acontecera com seu filho, onde estava o corpo de Tuti.



Stuart Edgar Angel Jones foi preso e torturado por agentes do Cisa (Centro de Informações de Segurança da Aeronáutica) na Base Aérea do galeão, no dia 14 de junho de 1971. Ele tinha então 25 anos.

Militante do MR8, ele era um dos poucos que sabiam o paradeiro do capitão Carlos Lamarca, então o homem mais procurado pela ditadura. Stuart levou seus torturadores à loucura: por maior que fosse o sofrimento, não falava.

Com o corpo já coberto de sangue e marcas de pancadas, foi levado ao pátio da base aérea, amarrado a um carro e arrastado pelo quartel. Em alguns momentos, era obrigado a colocar a boca no cano de escapamento do automóvel, respirando os gases venenosos --da janela de uma das celas, o então preso político Alex Polari assistiu à cena, que denunciou em carta enviada a Zuzu Angel.

Durante anos não se soube o que fora feito com o corpo –uma das versões era de que o cadáver fora transportado de helicóptero e jogado em alto mar.

Em dezembro de 2014, porém, Comissão Nacional da Verdade (CNV) apresentou depoimento do capitão reformado da Aeronáutica Álvaro de Oliveira Filho, que falou sobre o crime. Segundo ele, o corpo de foi enterrado na cabeceira da pista da Base Aérea de Santa Cruz, no Rio. O crânio já tinha sido encontrado havia quase 40 anos: quase completo, foi localizado em 1976 num terreno no centro do Rio: a terra da pista fora revolvida numa reforma e levada para o centro pela construtora responsável pelas duas obras.


Zuzu, a mãe de Stuart, morreu sem saber de nada disso. Do instante em que Angel desapareceu, a estilista –costureira, como preferia se identificar—dedicou todo o tempo de sua vida a tentar descobrir o corpo do filho.

Destemida, denunciou o crime em fóruns internacionais, entregou dossiê sobre o caso a representantes do governo dos Estados Unidos –filho de pai norte-americano, Stuart tinha dupla cidadania.

A mineira Zuleica virou uma guerrilheira em busca da verdade. Nos desfiles de moda, levava suas criações decalcadas com anjos –Angel, seu filho—e tanques de guerra.

A mãe incansável, desabrida e destemida, foi demais para a repressão. Zuzu foi assassinado em 14 de abril de 1976, e o crime apresentado como acidente de carro --assim como, três meses antes, o assassinato de de Manoel Fiel Filho havia sido apresentado como suicídio.


Foi essa história que lembrei falando para nosso grupo, reunido na manhã de hoje para homenagear Zuzu e Stuart. Éramos quase 30 pessoas nas escadarias do prédio a Bienal –palco de cultura, de moda, de mostras de literatura e arquitetura.


O eterno senador de São Paulo, Eduardo Suplicy, cumprimentou a todos, saudou Hildegard –que fez carreira profissional como colunista de moda—e trouxe sua palavra sobre o valor da luta pelos direitos humanos, da necessidade de resgatar a memória das lutas pela democracia, tão duramente conquistada e hoje sob violento ataque.



A jornalista, tão emocionada quanto todos nós, citou Shakeaspere para lembrar: “Quando a linguagem acaba, a violência começa”. Os incapazes de convencer por argumentos buscam ajuda na força bruta para impor seus conceitos, desejos vontades.

Nem por isso vencem, como a história já demonstrou. Ao contrário, estamos todos aqui como testemunhas da derrota dos ditadores, da vitória da democracia. E lembramos os heróis da liberdade e da legalidade neste momento em que a jovem democracia brasileira é alvo de ataques sem tréguas.

Nos tribunais, querem tirar do povo a soberania do voto. Em decisões arbitrárias, juízes chegam até a transformar em réus pais que choram seus filhos –quem nos contou a história foi um dos integrantes da Associação dos Familiares de Vítimas da Tragédia de Santa Maria.

Na madrugada de 27 de janeiro de 2013, um incêndio irrompeu na boate Kiss, casa de diversão da juventude de Santa Maria, no centro do Rio Grande do Sul. Quando a fumaça baixou, a conta dos mortos passou de 240.



Um deles foi Rafael Paulo Nunes de Carvalho, então com 32 anos. O pai dele, Paulo, participou de nossa jornada de hoje. E contou que as autoridades públicas envolvidas no caso já não respondem a processo.

Ao contrário, estão nas barras dos tribunais pais de vítimas que protestaram contra a demora na apuração do caso, afirmando que os promotores não fizeram tudo o que deveriam ter feito para buscar e punir os responsáveis pela tragédia.

“Não quero ninguém na cadeia”, disse ele para nosso grupo. “Só quero que assumam o que fizeram, que assumam...” E mais não disse porque foi calado pelo próprio choro, pela emoção.



Paulo falou em uma parada que fizemos em frente ao Museu de Arte Moderna. Ali, um minicoral formado por amigos que reuni de última hora cantou “Angélica”, a música criada por Chico Buarque de Holanda e Miltinho em honra de Zuzu Angel.

Eleonora e eu, mais os baixos Afonso Sousa e Paulo Simon, que também tocou violão, fomos regidos pela cantora e professora de música Joana Matera. Não somos exatamente os melhores cantores do mundo nem os mais afinados, mas entregamos nosso som vindo da raiz, como diz a canção de Milton Nascimento.


Cantamos tendo por cenário, a gigantesca aranha criada pela escultora Louise Borgeois. Era a Mamãe –título da obra, referência à mãe da artista, uma tecelã restauradora de tapeçarias--   que assistia à nossa celebração de uma mãe guerreira, guerrilheira.

Assim seguimos, pequenos grupos entranhados em uma grupão, atravessando a grama, cruzando o verde do parque, rumando para nosso destino, o encontro com a homenagem aos 436 mortos e desaparecidos políticos.

Esses são os identificados oficialmente pela Comissão da Verdade. Há muito mais, como lembra o texto gravado no monumento: “Impossível incluir todos os nomes de milhares de trabalhadores rurais, indígenas, vítimas dos esquadrões de morte e outras pessoas também brutalmente executadas naquele período e que permanecem desconhecidos”.




A todos eles abraçamos, dando-nos as mãos e rodando em ciranda em torno da obra formada por uma série de colunas de ferro atravessadas por uma barra. Rodamos em ciranda, cada um chamando um nome.

“Presente!” Era nossa resposta à chamada por Zuzu Angel, Stuart,  capitão Lamarca, Marighela, Zoé Lucas, Luiz Eurico, Honestino Guimarães, Iara Iavelberg. Presente estávamos todos, presente estamos todos, para que nunca se esqueça, para que nunca mais aconteça.



A homenagem era para Zuzu, nosso carinho abraçava sua filha, Hildegard, mas a lembrança era para nossa história, como bem a disse a jornalista:

“Foram tantos que morreram de forma brutal, cruel, porque eram defensores do estado de direito, do estado democrático. Quando se homenageia uma vítima, lembramos a história de todas as vítimas, um herói são muitos heróis.”

Ela prosseguiu: “Nós estamos lembrando todos os brasileiros. Nós estamos lembrando desde Tiradentes, desde o mártir Tirandentes. È o fio que você puxa e através dele você visita a história do Brasil, visita a história de todos os tiranizados, vai até os quilombos, vai até todos os favelados, vai até os perseguidos pela polícia, você vai a todos aqueles que sofrem injustiça, aos meninos de Santa Maria, aos sequestrados que não aparecem”.

Encerrou: “Vamos sempre encontrar motivos para homenagear o heroísmo, o heroísmo do brasileiro, o brasileiro que sofre e que se cala, que tem de ter alguém que desperte nele o desejo, a coragem, o ímpeto de falar, de denunciar e de se manifestar”.



CORRIDA POR MANOEL – 32ª etapa

Homenagem a Zuzu Angel, percurso de cerca de 1,5 km no parque Ibirapuera, realizado em aproximadamente uma hora (eu fiquei tão emocionado que esqueci de ligar meu relógio com GPS, por isso todas essas aproximações)

Distância percorrida até agora: 332,41 km

LISTA DOS MORTOS E DESAPARECIDOS POLÍTICOS
Divulgada pela Comissão nacional da verdade em dezembro de 2014

Abelardo Rausch de Alcântara
Abílio Clemente Filho
Adauto Freire da Cruz
Aderval Alves Coqueiro
Adriano Fonseca Filho
Afonso Henrique Martins Saldanha
Aides Dias de Carvalho
Albertino José de Farias
Alberto Aleixo
Alceri Maria Gomes da Silva
Aldo de Sá Brito Souza Neto
Alex de Paula Xavier Pereira
Alexander José Ibsen Voerões
Alexandre Vannucchi Leme
Alfeu de Alcântara Monteiro
Almir Custódio de Lima
Aluízio Palhano Pedreira Ferreira
Alvino Ferreira Felipe
Amaro Felix Pereira
Amaro Luiz de Carvalho
Ana Maria Nacinovic Corrêa
Ana Rosa Kucinski Silva
Anatália de Souza Melo Alves
André Grabois
Angelina Gonçalves
Ângelo Arroyo
Ângelo Cardoso da Silva
Antogildo Pascoal Viana
Antônio Alfredo de Lima
Antônio Bem Cardoso
Antônio Benetazzo
Antônio Carlos Bicalho Lana
Antônio Carlos Monteiro Teixeira
Antônio Carlos Nogueira Cabral
Antônio de Araújo Veloso
Antônio de Pádua Costa
Antônio dos Três Reis de Oliveira
Antonio Ferreira Pinto
Antonio Guilherme Ribeiro Ribas
Antônio Henrique Pereira Neto
Antônio Joaquim de Souza Machado
Antônio José dos Reis
Antonio Luciano Pregoni
Antônio Marcos Pinto de Oliveira
Antônio Raymundo de Lucena
Antônio Sérgio de Mattos
Antônio Teodoro de Castro
Ari de Oliveira Mendes Cunha
Ari Lopes de Macêdo
Arildo Valadão
Armando Teixeira Fructuoso
Arnaldo Cardoso Rocha
Arno Preis
Ary Abreu Lima da Rosa
Ary Cabrera Prates
Augusto Soares da Cunha
Aurea Eliza Pereira
Aurora Maria Nascimento Furtado
Avelmar Moreira de Barros
Aylton Adalberto Mortati
Batista
Benedito Gonçalves
Benedito Pereira Serra
Bergson Gurjão Farias
Bernardino Saraiva
Boanerges de Souza Massa
Caiupy Alves de Castro
Carlos Alberto Soares de Freitas
Carlos Antunes da Silva
Carlos Eduardo Pires Fleury
Carlos Lamarca
Carlos Marighella
Carlos Nicolau Danielli
Carlos Roberto Zanirato
Carlos Schirmer
Cassimiro Luiz de Freitas
Catarina Helena Abi-Eçab
Célio Augusto Guedes
Celso Gilberto de Oliveira
Chael Charles Schreier
Cilon Cunha Brum
Ciro Flávio Salazar de Oliveira
Cloves Dias de Amorim
Custódio Saraiva Neto
Daniel José de Carvalho
Daniel Ribeiro Callado
Darcy José dos Santos Mariante
David Capistrano da Costa
David de Souza Meira
David Eduardo Chab Tarab Baabour
Dênis Casemiro
Dermeval da Silva Pereira
Devanir José de Carvalho
Dilermano Mello do Nascimento
Dimas Antônio Casemiro
Dinaelza Santana Coqueiro
Dinalva Oliveira Teixeira
Divino Ferreira de Souza
Divo Fernandes D' Oliveira
Dorival Ferreira
Durvalino Porfirio de Souza
Edgar de Aquino Duarte
Edmur Péricles Camargo
Edson Luiz Lima Souto
Edson Neves Quaresma
Edu Barreto Leite
Eduardo Antônio da Fonseca
Eduardo Collen Leite
Eduardo Collier Filho
Eduardo Gonzalo Escabosa
Eiraldo de Palha Freire
Eliane Martins
Elmo Corrêa
Élson Costa
Elvaristo Alves da Silva
Emmanuel Bezerra dos Santos
Enrique Ernesto Ruggia
Epaminondas Gomes de Oliveira
Eremias Delizoicov
Esmeraldina Carvalho Cunha
Eudaldo Gomes da Silva
Evaldo Luiz Ferreira de Souza
Ezequias Bezerra da Rocha
Feliciano Eugenio Neto
Felix Escobar
Fernando Augusto da Fonseca
Fernando Augusto de Santa Cruz Oliveira
Fernando Borges de Paula Ferreira
Fernando da Silva Lembo
Flavio Carvalho Molina
Flávio Ferreira da Silva
Francisco das Chagas Pereira
Francisco Emanuel Penteado
Francisco José de Oliveira
Francisco Manoel Chaves
Francisco Seiko Okama
Francisco Tenório Cerqueira Júnior
Frederico Eduardo Mayr
Gastone Lúcia de Carvalho Beltrão
Gelson Reicher
Geraldo Bernardo da Silva
Geraldo da Rocha Gualberto
Gerardo Magela Fernandes Torres da Costa
Gerson Theodoro de Oliveira
Getulio de Oliveira Cabral
Gilberto Olímpio Maria
Gildo Macedo Lacerda
Gilson Miranda
Grenaldo de Jesus da Silva
Guido Leão
Guilherme Gomes Lund
Gustavo Buarque Schiller
Hamilton Fernando Cunha
Hamilton Pereira Damasceno
Helber José Gomes Goulart
Hélcio Pereira Fortes
Helenira Resende de Souza Nazareth
Heleny Ferreira Telles Guariba
Hélio Luiz Navarro de Magalhães
Henrique Cintra Ferreira de Ornellas
Higino João Pio
Hiran de Lima Pereira
Hiroaki Torigoe
Honestino Monteiro Guimarães
Horacio Domingo Campiglia
Iara Iavelberg
Ichiro Nagami
Idalísio Soares Aranha Filho
Ieda Santos Delgado
Iguatemi Zuchi Teixeira
Inocêncio Pereira Alves
Iris Amaral
Ismael Silva de Jesus
Israel Tavares Roque
Issami Nakamura Okano
Itair José Veloso
Iuri Xavier Pereira
Ivan Mota Dias
Ivan Rocha Aguiar
Izis Dias de Oliveira
Jaime Petit da Silva
James Allen da Luz
Jana Moroni Barroso
Jane Vanini
Jarbas Pereira Marques
Jayme Amorim de Miranda
Jean Henri Raya Ribard
Jeová Assis Gomes
João Alfredo Dias
João Antônio Santos Abi-Eçab
João Barcellos Martins
João Batista Franco Drumond
João Batista Rita
João Bosco Penido Burnier
João Carlos Cavalcanti Reis
João Carlos Haas Sobrinho
João de Carvalho Barros
João Domingos da Silva
João Gualberto Calatrone
João Leonardo da Silva Rocha
João Lucas Alves
João Massena Melo
João Mendes Araújo
João Pedro Teixeira
João Roberto Borges de Souza
Joaquim Alencar de Seixas
Joaquim Câmara Ferreira
Joaquim Pires Cerveira
Joaquinzão
Joel José de Carvalho
Joel Vasconcelos Santos
Joelson Crispim
Jonas José de Albuquerque Barros
Jorge Alberto Basso
Jorge Aprígio de Paula
Jorge Leal Gonçalves Pereira
Jorge Oscar Adur
José Bartolomeu Rodrigues de Souza
José Campos Barreto
José Carlos da Costa
José Carlos Novaes da Mata Machado
José Dalmo Guimarães Lins
José de Oliveira
José de Souza
José Ferreira de Almeida
José Gomes Teixeira
José Guimarães
José Huberto Bronca
José Idésio Brianezi
José Inocêncio Barreto
José Isabel do Nascimento
José Jobim
José Júlio de Araújo
José Lavecchia
José Lima Piauhy Dourado
José Manoel da Silva
José Maria Ferreira de Araújo
José Maurílio Patrício
José Maximino de Andrade Netto
José Mendes de Sá Roriz
José Milton Barbosa
José Montenegro de Lima
José Nobre Parente
José Porfirio de Souza
José Raimundo da Costa
José Roberto Arantes de Almeida
José Roberto Spiegner
José Roman
José Sabino
José Silton Pinheiro
José Soares dos Santos
José Toledo de Oliveira
José Wilson Lessa Sabbag
Juan Antônio Carrasco Forrastal
Juares Guimarães de Brito
Juarez Rodrigues Coelho
Juvelino Andrés Carneiro da Fontoura Gularte
Kleber Lemos da Silva
Labibe Elias Abduch
Lauriberto José Reyes
Leopoldo Chiapetti
Líbero Giancarlo Castiglia
Lígia Maria Salgado Nóbrega
Liliana Ines Goldemberg
Lincoln Bicalho Roque
Lincoln Cordeiro Oest
Lorenzo Ismael Viñas
Lourdes Maria Wanderley Pontes
Lourenço Camelo de Mesquita
Lourival Moura Paulino
Lúcia Maria de Souza
Lucimar Brandão Guimarães
Lucindo Costa
Lúcio Petit da Silva
Luís Alberto Andrade de Sá e Benevides
Luisa Augusta Garlippe
Luiz Almeida Araújo
Luiz Antônio Santa Barbara
Luiz Carlos Augusto
Luiz Carlos de Almeida
Luiz Eduardo da Rocha Merlino
Luiz Eurico Tejera Lisbôa
Luiz Fogaça Balboni
Luiz Ghilardini
Luiz Gonzaga dos Santos
Luiz Hirata
Luíz Ignácio Maranhão Filho
Luiz José da Cunha
Luiz Paulo da Cruz Nunes
Luiz Renato do Lago Faria
Luiz Renato Pires de Almeida
Luiz René Silveira e Silva
Luiz Vieira
Lyda Monteiro da Silva
Manoel Aleixo da Silva
Manoel Alves de Oliveira
Manoel Custódio Martins
Manoel Fiel Filho
Manoel José Mendes Nunes Abreu
Manoel José Nurchis
Manoel Lisbôa de Moura
Manoel Raimundo Soares
Manoel Rodrigues Ferreira
Márcio Beck Machado
Marco Antônio Braz de Carvalho
Marco Antônio Dias Baptista
Marcos Antônio da Silva Lima
Marcos Basílio Arocena da Silva Guimarães
Marcos José de Lima
Marcos Nonato da Fonseca
Margarida Maria Alves
Maria Ângela Ribeiro
Maria Augusta Thomaz
Maria Auxiliadora Lara Barcellos
Maria Celia Corrêa
Maria Lúcia Petit da Silva
Maria Regina Lobo Leite de Figueiredo
Maria Regina Marcondes Pinto
Mariano Joaquim da Silva
Marilena Villas Boas Pinto
Mário Alves de Souza Vieira
Mário de Souza Prata
Massafumi Yoshinaga
Maurício Grabois
Mauricio Guilherme da Silveira
Merival Araújo
Miguel Pereira dos Santos
Miguel Sabat Nuet
Milton Soares de Castro
Miriam Lopes Verbena
Monica Suzana Pinus de Binstock
Napoleão Felipe Biscaldi
Nativo da Natividade de Oliveira
Neide Alves dos Santos
Nelson José de Almeida
Nelson Kohl
Nelson Lima Piauhy Dourado
Nestor Vera
Newton Eduardo de Oliveira
Nilda Carvalho Cunha
Nilton Rosa da Silva
Norberto Armando Habegger
Norberto Nehring
Odair José Brunocilla
Odijas Carvalho de Souza
Olavo Hanssen
Onofre Ilha Dornelles
Onofre Pinto
Orlando da Silva Rosa Bomfim Junior
Orlando Momente
Ornalino Cândido da Silva
Orocilio Martins Gonçalves
Oswaldo Orlando da Costa
Otávio Soares Ferreira da Cunha
Otoniel Campos Barreto
Paschoal Souza Lima
Pauline Philipe Reichstul
Paulo César Botelho Massa
Paulo Costa Ribeiro Bastos
Paulo de Tarso Celestino da Silva
Paulo Guerra Tavares
Paulo Mendes Rodrigues
Paulo Roberto Pereira Marques
Paulo Stuart Wright
Paulo Torres Gonçalves
Pedro "Carretel"
Pedro Alexandrino Oliveira Filho
Pedro Domiense de Oliveira
Pedro Inácio de Araújo
Pedro Jerônimo de Souza
Pedro Ventura Felipe de Araújo Pomar
Péricles Gusmão Régis
Raimundo Eduardo da Silva
Raimundo Ferreira Lima
Raimundo Gonçalves de Figueiredo
Raimundo Nonato Paz
Ramires Maranhão do Valle
Ranúsia Alves Rodrigues
Raul Amaro Nin Ferreira
Reinaldo Silveira Pimenta
Roberto Adolfo Val Cazorla
Roberto Cietto
Roberto Macarini
Roberto Rascado Rodriguez
Rodolfo de Carvalho Troiano
Ronaldo Mouth Queiroz
Rosalindo Sousa
Rubens Beyrodt Paiva
Rui Osvaldo Aguiar Pfutzenreuter
Ruy Carlos Vieira Berbert
Ruy Frasão Soares
Sabino Alves da Silva
Santo Dias da Silva
Sebastião Gomes dos Santos
Sebastião Tomé da Silva
Sebastião Vieira da Silva
Sérgio Fernando Tula Silberberg
Sergio Landulfo Furtado
Sérgio Roberto Corrêa
Severino Elias de Mello
Severino Viana Colou
Sidney Fix Marques dos Santos
Silvano Soares dos Santos
Solange Lourenço Gomes
Soledad Barret Viedma
Sônia Maria de Moraes Angel Jones
Stuart Edgar Angel Jones
Suely Yumiko Kanayama
Telma Regina Cordeiro Corrêa
Therezinha Viana de Assis
Thomaz Antônio da Silva Meirelles Netto
Tito de Alencar Lima
Tobias Pereira Júnior
Túlio Roberto Cardoso Quintiliano
Uirassú de Assis Batista
Umberto de Albuquerque Câmara Neto
Valdir Salles Saboia
Vandick Reidner Pereira Coqueiro
Virgilio Gomes da Silva
Vitor Carlos Ramos
Vitorino Alves Moitinho
Vladimir Herzog
Walkíria Afonso Costa
Walter de Souza Ribeiro
Walter Kenneth Nelson Fleury
Walter Ribeiro Novaes
Wânio José de Mattos
Wilson Silva
Wilson Souza Pinheiro
Wilton Ferreira
Yoshitane Fujimori
Zelmo Bosa
Zoé Lucas de Brito Filho

Zuleika Angel Jones

No comments:

Post a Comment