29.11.16

Dia de dor e luto para o futebol, o jornalismo e o povo brasileiro

“#ForçaChape”, vi no painel eletrônico de um dos relógios de rua da avenida Paulo 6º, na zona oeste de São Paulo, na manhã de hoje. A morte e o luto estavam presentes na minha caminhada, estão presentes no sofrimento de todo o Brasil, que acompanha com dor solidária a tragédia que se abateu sobre o time da Chapecoense.
“O avião que transportava a delegação da Chapecoense para Medellín, na Colômbia, sofreu um acidente na madrugada desta terça-feira (29). Segundo autoridades colombianas, há 75 mortos e seis sobreviventes. O avião da LaMia, matrícula CP2933, decolou de Santa Cruz de la Sierra, na Bolívia, com 81 pessoas a bordo: 72 passageiros e 9 tripulantes.”
A notícia, publicada no site G1, segue:
O voo que transportava a equipe da Chapecoense partiu na noite de segunda-feira de Santa Cruz de La Sierra, na Bolívia, em direção a Medellín. Segundo a imprensa local, a aeronave  perdeu contato com a torre de controle às 22h15 (local, 1h15 de Brasília), entre as cidades de La Ceja e Abejorral, e caiu ao se aproximar do Aeroporto José Maria Córdova, em Rionegro, perto de Medellín. O Comitê de Operação de Emergência (COE) e a gerência do aeroporto informaram que a aeronave se declarou em emergência por falha técnica às 22h (local) entre as cidades de Ceja e La Unión.
“Os motivos do acidente ainda são desconhecidos. A imprensa colombiana chegou a cogitar possível falta de combustível como causa do acidente, mas também informou que o piloto despejou combustível após perceber que o avião iria cair. Uma operação de emergência foi ativada para atender ao acidente.
“O time da Chapecoense embarcou para a Colômbia na noite de segunda (28), para disputar a primeira partida da final da Copa Sul-Americana, contra o Atlético Nacional, na quarta (30). Inicialmente, o voo iria diretamente de Guarulhos (SP) para Medellín, mas o voo foi vetado pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). Em razão do veto, a equipe tomou um voo comercial até a Bolívia e, de lá, o grupo pegou o voo da LaMia.”


O canal Fox Sports informou que o avião que levava a delegação do Chapecoense TAM,bem transportava 22 jornalistas brasileiros que cobririam a partida contra o Atlético Nacional (COL): “Seis profissionais do Fox Sports, três da TV Globo, quatro da RBS, um do Globoesporte.com e oito jornalistas de rádios locais estavam no avião. Entre os nomes mais conhecidos estavam o repórter Victorino Chermont, o narrador Deva Pascovicci e os comentaristas Paulo Julio Clement e Mário Sérgio, todos do canal Fox Sports”.
 Jogador de altíssima qualidade e elegância, Mário Sérgio se manteve fiel ao futebol depois de sua aposentadoria como atleta profissional: trabalhou com treinador e agora atuava como comentarista esportivo.
Os gremistas lembramos dele como carinho, emoção e orgulho: foi peça fundamental no time montado em 1983 para disputar –e vencer—o Mundial de clubes. Para Mário Sérgio, foi uma espécie de redenção, como ele conta em reportagem publicada em 2013 pelo Globo Esporte Reproduzo a seguir alguns trechos da história:
Abordado por uma moto desenfreada, Mário Sérgio cai de sua bicicleta, quebra quatro costelas e tem um pulmão perfurado. Eram 1h30m da madrugada de setembro de 2013. Saiu da sua familiar Lagoa da Barra, no Rio de Janeiro, quase sem ar, roubado pelos ladrões e direto para uma sala de cirurgia. Era para ganhar alta em uma semana, mas precisou de mais 20 dias, vítima de infecção hospitalar. Mas se recuperou. E despertou novamente à vida.
“- Quase morri - confidencia.
“O telefone toca. Do outro lado da linha, a voz rouca do parceiro Valdir Espinosa, seu colega nos tempos de Vitória, então técnico do Grêmio. O tempo voa para trás, é segundo semestre de 1983. Aos 33 anos, disposto a encerrar a carreira na Ponte Preta, Mário Sérgio recebe o convite para jogar o Mundial Interclubes pelo Grêmio. Caía em seu colo, macio como seus passes, um improvável despertar para o futebol. O próprio Espinosa revela, 30 anos depois:
“- Ninguém queria o Mário Sérgio no Grêmio. Eu que insisti. Na primeira vez que falei, todo mundo pipocou: 'Ah, ele é isso, aquilo, é bagunceiro...'. Mas eu conhecia ele. Joguei com ele, morei com ele. Eu reconhecia nele a sua qualidade extraordinária. Jogar contra alemão só com força não adianta. Tem que ter técnica para contrapor. Precisávamos do Mário Sérgio.
“- Era a minha última chance de ser campeão do mundo. Faltava isso na minha carreira, um título mundial. E o Grêmio me deu isso, Foi a minha maior alegria, meu grande título - conta o ex-meia.”
Fica aqui um abraço amigo a todos os familiares, parentes e amigos das vítimas do acidente –o Brasil inteiro.
#FORÇACHAPECÓ!
VAMO QUE VAMO!


600 aos 60 – etapa 15 – 2016 nov 29

3,40 km caminhados em 40min36

Quilometragem acumulada: 57,21 km


Tempo acumulado: 11h40min02

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