27.11.16

Suco de milho é uma delícia e cura até unha encravada

Meu desjejum de hoje, em preparação a mais uma caminhada desta jornada jornalístico-esportiva rumo aos sessenta anos, teve um visitante inesperado, exótico, muito diferente do chazinho com banana amassada e aveia modificada que eu consumo a cada dia.
Tive a satisfação de consumir um copo de um delicioso suco de milho. Além de ótimo, protege os olhos da degeneração macular e reduz os efeitos do envelhecimento, segundo me informa a sabedoria internética.
Para muitos, talvez seja algo costumeiro. Para mim, é talvez apenas a terceira ou quarta vez que aproveito essa gostosura.
Meu debute no empapuçamento com suco de milho é recente, tipo dois ou três anos atrás, talvez menos. Foi numa viagem a trabalho, numa daquelas paradas em posto para aliviar a água do joelho e acalmar os vermes que, no estômago, clamam incessantemente por comida.

Pois bebi e adorei. É uma bebida forte, algo que não se consome todos os dias –imagino eu--, mas que dá vontade, dá.
E ontem ganhei nada menos do que uma garrafa desse manjar. Nem sabia que se vendia assim. Não é algo de que pretendo ficar freguês, mas, de vez em quando, vale a pena variar.
Tomei um copão ontem, já pensando que seria ótimo no desjejum de hoje.
Não há uma receita única e infalível para fazer suco de milho verde. Uma rápida pesquisa na internet revelou vários caminhos, cada qual aparentemente mais delicioso e inspirador que o outro.
Todas levam tempo e dão certo trabalho, pois envolvem não apenas bater no liquidificar, mas também cozimento, esfriamento e outras etapas. Mas, com paciência, dá para fazer em casa sem maiores transtornos –pelo menos, é o que me pareceu avaliando algumas das alquimias propostas na internet
O que importa é que é muito bom, nutritivo e bonito, o amarelo do suco fica lindo num copo de vidro bem brilhante –talvez em copo de cristal fique mais belo ainda, mas não tinha disponível para fazer o teste.
Não sei se cura até unha encravada –o título deste texto é uma brincadeira com aquela história de soluções milagrosas--, mas a internet está repleta de informações sobre os reais ou supostos benefícios do suco de milho.

Um site chamado Suco & Saúde diz o seguinte: “O suco de milho é uma fonte de vitamina A, vitamina C e vitamina do complexo B. Acido fólico, fósforo e magnésio são também encontrados no suco, que é uma boa fonte de ácidos graxos essenciais, carboidratos complexos e fibras. O milho amarelo é rico em luteína, que protege o corpo contra doenças cardíacas. O suco protege os olhos da degeneração macular, que ocorre principalmente durante a velhice. É antioxidante, atua no sistema nervoso central, reduz o colesterol e combate o envelhecimento. Por fim, o suco de milho colabora para a saúde dos ossos, permitindo o crescimento de dentes e ossos saudáveis nos bebês.”  
Falando sobre o milho em geral, não especificamente sobre o suco, o site Dicas de Saúde afirma: “O Milho não só proporciona as calorias necessárias para o metabolismo saudável, diariamente, mas também é uma rica fonte de Vitamina A, Vitamina B, Vitamina E e muitos minerais. O seu elevado teor de fibra assegura que ela desempenhe papel significativo na prevenção de doenças digestivas tais como Prisão de Ventre e Hemorroidas, bem como o câncer colorretal. Os antioxidantes presentes no Milho também atuam como agentes anticancerígenos e previnem a doença de Alzheimer”.
Enfim, é gostoso e faz crescer. Pela minha experiência, é melhor consumir ANTES do treino, como fiz hoje –ainda que muita gente não considere treino a caminhadinha de três quilômetros que venho fazendo a cada dia, dia após dia. É o que posso fazer agora, em respeito ao meu joelho fraturado.

Como se diz na gíria, agora é já, depois é mais tarde.

Vamo que vamo!



600 aos 60 – etapa 13 – 2016 nov 27

3,36 km caminhados em 49min25

Quilometragem acumulada: 50,37 km

Tempo acumulado: 10h19min12


No comments:

Post a Comment